Muitas vezes a cor de um cachorro pode ajudá-lo a identificar sua raça, isso acontece muito com o Pastor Alemão Branco. Os Huskys são brancos e os cães pastores belgas são pretos. Da mesma forma, os West Highland Terriers são sempre brancos, enquanto geralmente associamos os Cane Corsos como negros e os Cairn Terriers como tigrados.
Me lembro da primeira vez que vi um pastor alemão branco na vida real. Eu sabia que os Pastores Brancos existiam, mas não estava preparado para o quão extraordinariamente incomuns eles pareciam.
Por muito tempo, eu acreditei que o Pastor Alemão Branco fosse uma anomalia genética que eram o resultado de cruzamentos que deram errado.
Neste artigo, vamos esclarecer muito do mito que cerca o pastor alemão branco e resolveremos parte do mistério. Se você já viu um pastor branco e pensou que era uma raça dos pastores, você não estava completamente errado.
O pastor alemão branco é uma variação de cor do pastor alemão. Sim! Isso mesmo que você leu.
No entanto, uma vez que as competições de raça organizadas pela American Kennel Club desqualificam os pastores alemães brancos, os criadores estabeleceram um conjunto separado de padrões e continuam a fazer competições em seus clubes fora do circuito nacional.
De Onde Veio o Pastor Alemão Branco?
Sabemos que o pastor alemão veio da Alemanha, mas e o pastor branco?
O branco estava, na verdade, entre as cores originais dos pastores alemães. Max von Stephanitz nomeou Horand von Grafrath como o primeiro Pastor registrado e um dos cães da linhagem sanguínea desse cruzamento era um pastor alemão branco chamado Greif.
Greif era o “avô” de Horand por parte da mãe, ele apareceu no circuito de exposições de Hanover duas vezes na década de 1880.
Berno vdSeeweise era um Pastor Alemão Branco de uma das ninhadas do filho de Horand, ilustrando a existência de um gene branco recessivo.
Von Stephanitz não incluiu as preferências de cores no padrão da raça, enfatizando que elas não afetavam a qualidade de trabalho do pastor alemão.
Além disso, os pastores garantiam a qualidade dos pastores alemães brancos porque os cães de cor clara eram fáceis de distinguir dos lobos negros no meio das suas ovelhas.
No entanto, o site Germanshepherdset.com afirma que a Alemanha nazista começou um esforço sistemático para erradicar o Pastor Alemão Branco e também exerceu sua forte influência no SV: o registro da raça dos pastores alemães.
Eles estavam preocupados com os problemas de saúde genética relacionados às cores mais claras. Avanços posteriores na pesquisa de DNA provariam que os temores da Alemanha eram infundados em relação ao pastor alemão branco.
Os Pastores Brancos devem sua continuidade ao fato de terem conquistado seguidores na América do Norte. Porém, apesar dos criadores canadenses e americanos do pastor alemão branco, o AKC cedeu à influência estrangeira e desqualificou a cor de pelagem branca para a padronização da Raça em 1968.
Qual é o Padrão da Raça para o Pastor Branco?
Os pastores alemães brancos têm a maioria das características da raça que você esperaria ver em um Pastor Alemão. Porém a seleção das pelagens brancas inevitavelmente levou a algumas mudanças sutis no padrão.
Os Pastores Brancos Devem Ter um Temperamento Estável
Os Pastores Brancos devem ter autoconfiança e ética de trabalho que qualquer Pastor Alemão teria. Os juízes não toleram timidez, medo ou agressão. Os Pastores Alemães Brancos podem ser indiferentes com estranhos, mas quando se familiarizam com alguém, geralmente são cordiais.
O que mais deve chamar a atenção no Pastor Branco é a sua capacidade de trabalho, que é uma tentativa de permanecer fiel à intenção original do fundador Max von Stephanitz.
Um Pastor Branco não apenas deve ter a habilidade de trabalhar, mas também deve gostar de realizar todas as tarefas, ao mesmo tempo que mostra foco e excelente execução.
Pastores Brancos Se Diferem Fisicamante
Uma das características mais marcantes do pastor alemão é sua cabeça. O focinho e o crânio têm o mesmo comprimento e a cabeça é proporcional ao corpo do cão. O stop, ou a diferença entre a testa e o focinho, deve ser moderado, sem rugas ou sulcos na testa.
Os pastores brancos não têm o crânio em forma de cúpula que os pastores alemães padrão têm. Eles também têm caudas em forma de escova que vão até os calcanhares e devem se curvar ligeiramente para cima em repouso.
Suas orelhas são médias, triangulares e eretas. Como em qualquer pastor, os brancos podem ocasionalmente ter orelhas fracas que podem falhar. Apesar de sua cor branca, esses cães devem ter olhos castanhos escuros e nariz, lábios e contorno dos olhos pretos.
A pigmentação de um pastor branco evita qualquer confusão com o albinismo e eles são apenas um pouco mais longos do que altos.
De acordo com Doginfo.com, Pastores Brancos são ligeiramente menores do que os pastores padrão. Os machos medem de 60 a 66 centímetros de altura e as fêmeas medem de 55 a 60.
O peso do Pastor Alemão Branco varia de 27 a 38 quilogramas, e há uma expectativa de que você consiga distinguir facilmente a diferença entre machos e fêmeas.
A linha superior do pastor branco é apenas ligeiramente inclinada dos ombros para os posteriores. Provavelmente em um esforço para evitar alguns dos exageros vistos nas linhas de exposição de cães, o padrão do Pastor Branco tem diretrizes rígidas para certas angulações de quadril e ombros.
Os ombros devem estar cerca de 35 graus na vertical, e a garupa (a área plana do início dos quadris ao início da cauda) deve estar no mesmo ângulo.
Os críticos dizem que os criadores de exposição muitas vezes se concentram muito nos calcanhares e joelhos de seus cães, resultando em uma garupa que é muito íngreme para a eficiência de trabalho.
O Pastor Branco Tem Uma Pelagem Exclusiva
Como qualquer pastor alemão, o pastor branco deve ter uma pelagem dupla. Os pêlos externos devem ser curtos ou médios-longos e grossos, estendidos e protegendo o cão do vento, umidade e raios ultravioleta.
O subpêlo do seu cão será denso, curto e macio.
Os Pastores Brancos geralmente têm uma mecha de cabelo mais longo ao redor do pescoço e plumas na parte inferior da cauda e na parte de trás das pernas dianteiras e traseiras se o cabelo for longo o suficiente.
Os donos de Pastores Brancos e os juízes preferem cães brancos puros, no entanto, os Pastores Brancos podem exibir uma variedade de tons.
- Branca de neve (a mais desejada)
- Bege
- Off white
- Creme
Um cão albino não é um pastor branco e os juízes irão desqualificar qualquer evidência de albinismo. Essas evidências podem ser:
- Olhos azuis ou rosa
- Nariz rosa
- Falta de pigmentação dos lábios, pele, almofadas das patas ou contorno dos olhos
- Pele translúcida
A Pelagem Branca de um Pastor Alemão Não Está “Diluída”
A diluição pode ocorrer em dois genes separados em pastores alemães e resulta na incapacidade do fígado desses cães em “expressar” preto, ou diluição parcial de preto em Blue Shepherds.
A cor branca em um pastor alemão não é uma diluição, mas a expressão de um gene recessivo, assim como o preto. O branco se manifesta porque o gene recessivo é um alelo mascarador que impede a expressão de cores padrão da raça.
Por exemplo, um pastor branco pode ser geneticamente preto e castanho, mas o gene de mascaramento fará com que o cão “pareça” branco.
Outra maneira de entender a cor branca em pastores é considerar duas localizações principais nos cromossomos de um cão que são responsáveis pela expressão da cor da pelagem.
O alelo Agouti ou “A” dita a cor de base e o alelo “E” determina como a cor de base aparece.
O Alelo “A”
Um alelo se refere a um gene e nomeia sua localização específica. O alelo “A” é responsável pelas cores básicas de muitas raças de cães.
- “Aw” – selvagem ou zibelina; mistura de vermelhos, amarelos e cinzas que lembram a pelagem de um lobo; relativamente raro em raças de cães, comum em tipos de Spitz.
- “At” – preto e castanho; também responsável pelo tricolor em outras raças. Os cães pretos e castanhos incluem o padrão clássico de sela estendida e pelagem bicolor.
- “A” – preto recessivo.
Cada cão carrega alelos em pares e passa um gene para cada um de seus descendentes – o modo como um pai passa genes para um filhote é aleatório. Em ordem de dominância, “aw” é dominante sobre “at” e “a”, enquanto “em” é dominante sobre “a”.
O traço dominante aparecerá ou se expressará se estiver presente. A título de ilustração, se um cão tem um gene Aw e um gene At, ele será Aw.
O alelo “E” influenciará a expressão de preto no alelo “A”. “A” pode existir como preto dominante e “ay” como dourado ou fulvo, mas nenhum dos dois existe na raça Pastor Alemão.
- “Em” – Cachorro tem uma máscara facial preta
- “E” – Sem máscara facial; incomum no Pastor Alemão, mas possível
- “E” – Sem expressão de preto
Para que o Pastor Alemão seja branco, o locus (ou alelo) de intensidade também tem uma incapacidade de produzir vermelho, além do locus “E” ser desprovido de preto. Caso contrário, cães com dois genes “e” recessivos seriam bronzeados ou avermelhados.
Alguns cães brancos podem realmente ter o vermelho ou castanho aparecendo em áreas como as orelhas e ao longo do dorso.
Em suma, a genética da cor dá aos pastores alemães padrão as seguintes camadas específicas:
Preto e castanho ou bicolor (apenas pontos menores de castanho ou vermelho)
- Um locus – em / em ou em / a
- E locus – Em / Em, Em / E, Em / e, E / e, E / E
Sable
- Um locus – aw / a, aw / aw ou aw / at
- E locus – Em / Em, Em / E, Em / e, E / E ou E / e
Alguns especialistas usam marcadores de alelos separados para cães com pelagem (“as”) e aqueles com taninos ou pontos vermelhos mínimos (“at”). As pelagens pretas e castanhas são dominantes sobre as bicolores, e as selas ou cobertores estendidos estão entre os dois, conforme teorizado por Jmadesign.com.
Preto
- Um locus – a / a
- E locus – Em / Em, E / E, Em / E, Em / e ou E / e
Branco
- Um locus – aw / a, a / a, at / at, aw / at
- E locus – e / e
Observe como o preto e o branco são cores recessivas no Pastor. Um cão preto tem duas cópias do gene recessivo “a”. Um pastor branco tem dois dos alelos recessivos “e” impedindo qualquer expressão de preto.
O Pastor Branco Ainda É Um Pastor Alemão
Embora haja pessoas que gostariam de promover a ideia de uma raça separada, os Pastores Brancos possuem a maioria das características dos Pastores Alemães padrão.
- Perda de Pelo moderada durante todo o ano, com grande perda de subpêlo duas vezes por ano (Outono e Primavera);
- Precisa escovar duas a três vezes por semana;
- Requer até duas horas de exercício por dia (melhor dividir em pelo menos duas sessões);
- Estimulação mental, treinamento reforçado e socialização são a chave para criar um Pastor Branco bem comportado;
- Pastores Brancos têm potencial para agressão canina. A socialização e a castração podem ajudar seu pastor a se dar melhor com outros cães;
- Seu pastor branco é um cão de trabalho versátil, adequado para muitas atividades, como trabalho policial, guia, terapia, busca e resgate, agilidade e pastoreio;
- Os Pastores Brancos são bons animais de estimação da família que requerem tempo e atenção constantes para evitar o tédio, a destrutividade, a ansiedade e a agressão.
Em que o Pastor Branco é diferentes Dos Outros Pastores Alemães?
Alguns criadores se aproveitaram do fato de que Pastores Brancos não podem participar dos exibições de raça do AKC e tentaram fazer “melhorias” sem ter que ficar obcecados com a aparência de seus cães.
De acordo com Yourpurebredpuppy.com, algumas linhas de Pastores Brancos são menos intensas e mais dóceis do que os Pastores Alemães padrão. Eles também podem ficar mais nervosos e ter problemas com timidez e morder quando sentem medo.
Os Pastores Brancos Não São Geneticamente Propensos a Doenças, porém…
Os criadores de Pastores Brancos também tentaram selecionar melhores quadris e lutaram para manter linhas superiores razoavelmente niveladas e ângulos articulares não exagerados.
Porém, os pastores alemães brancos ainda lutam com alguns problemas de saúde comuns à raça da Alsácia:
- Epilepsia – os cães afetados apresentam convulsões sem motivo conhecido.
- Mielopatia degenerativa – Uma doença neurológica devastadora que, embora não seja dolorosa, é progressiva e leva à paralisia.
- Pannus – condição inflamatória da córnea ou camada externa do olho.
- Displasia do quadril
- Displasia de cotovelo
- Alergias de pele ou atopia
- GDV (dilatação gástrica e volvo) – o estômago incha com o gás ou líquido e pode se torcer; A grande profundidade do peito do Shepherd em relação à altura do corpo o torna particularmente vulnerável ao inchaço.
Os Kennel Clubs Tem uma Definição Clara Sobre a Raça?
Embora tenhamos usado os termos Pastor Branco e Pastor Alemão Branco alternadamente aqui, nem todas as vertentes vêem dessa forma.
Na verdade, o American Kennel Club e o Canadian Kennel Club permitem o registro do Pastor Alemão, independentemente da cor.
O United Kennel Club reconheceu o pastor branco como uma raça separada em 1999. No entanto, porém você também pode registrar um pastor branco no UKC no AKC e no CKC como um pastor alemão branco.
Alternativamente, você também tem a opção de registrar seu Pastor Branco no UKC como um pastor alemão branco e permitir que ele compita em shows de exibição contra outros Pastores Alemães de cores padrão.
Os Pastores Alemães Brancos Têm Um Legado
O Pastor Branco contribuiu fundamentalmente para a existência de dois cães de design proeminente e uma nova raça europeia. São eles:
Shiloh Shepherd e King Shepherd
Os pastores de Shiloh parecem pastores alemães crescidos, o que não está longe de ser verdade. Shilohs foram criados nos Estados Unidos na década de 1980 por Tina Barber para resolver alguns dos problemas de saúde que estavam aparecendo em pastores alemães de raça pura.
O pastor Shiloh começou como um processo seletivo de criação de grandes pastores alemães com bons quadris. Eventualmente, o cruzamento com um pastor branco canadense, cães-lobo tchecoslovacos e mamutes do Alasca, entre outros, começou a expandir o pool genético, aumentar o tamanho e melhorando ainda mais os quadris.
Os pastores Shiloh são frequentemente pretos e castanhos, mas podem ter uma variedade de outras cores, frequentemente ostentando uma pelagem preta. Eles também podem ser totalmente pretos ou brancos.
Os King Shepherds resultaram do retrocruzamento de Shiloh Shepherds com German Shepherds, criando outro gigante parecido com a Alsácia.
Cão Pastor Branco Suíço
A Suíça desenvolveu o cão pastor branco suíço, ou Berger Blanc Suisse, de um pastor branco americano que importou no início dos anos 1970, de acordo com Moroshepherds.com.
Se o seu inglês estiver em dia, pode dar uma olhada nesse vídeo que explica um pouco mais sobre a raça:
O Swiss Stud Book registrou o primeiro Cão Pastor Branco Suíço em 1991, e a FCI aceitou a raça para registro provisório em 2002. Em 2011, a FCI, também conhecida como Associação Canina Mundial, reconheceu oficialmente o Cão Pastor Branco Suíço.
O UKC não distingue o Berger Blanc Suisse do Pastor Branco. Além disso, o American Kennel Club não faz qualquer distinção entre o Pastor Branco e o Cão Pastor Branco Suíço, considerando ambos variações do Pastor Alemão.
As diferenças entre o pastor branco e o pastor branco suíço são geralmente de comportamento, com a variedade suíça sendo ainda mais dócil e tranquila.