cao-pastor-alemao

Você Pode Confiar Em Um Cão Pastor Alemão? Por que?

O cão Pastor Alemão é uma raça de cães grande e imponente. Essa raça foi criada para trabalhar ao lado de pessoas que fazem alguns trabalhos bastante perigosos em algumas situações de alto risco.

Um pastor alemão a trabalhar como cão de proteção ou segurança pode ser uma visão ferozmente temível. Por esta razão, algumas pessoas têm a ideia de que os GSDs são agressivos.

Mas o que não se vê é todo o treino que se faz para preparar estes cães para fazer o seu trabalho.

Por outras palavras, como diz o velho ditado, “qualquer coisa com uma boca pode morder“.

Mas é como e quando um pastor alemão ladra, ou morde, ou cobra, ou foge, que diz muito sobre a capacidade desse cão para ser confiável.

Como você pode saber se pode ou não confiar no seu cão pastor alemão? Que sinais você deve procurar? E como você pode ter certeza de que seu GSD é confiável?

Estas são as perguntas que vamos analisar hoje.

Os Pastores Alemães como raça de cães não se teriam levantado para se tornarem um dos mais amados companheiros caninos do país e do mundo se não tivessem grandes personalidades e temperamentos amorosos.

Por exemplo, você sabia que nos Estados Unidos o cão pastor alemão é o segundo cão de companhia mais popular do país?

Esta classificação é baseada na popularidade das raças de cães de raça pura registadas em 195. Portanto, o GSD é bastante popular!

No entanto, a forma como interage com o seu cão também pode influenciar a forma como o seu cão age (e reage) com você. Em outras palavras, você tem muita influência sobre o quão confiável é o seu cão pastor alemão!

Como este pequeno e doce vídeo no YouTube de um dono de GSD destaca, ganhar a confiança de um cão pastor alemão e receber um comportamento de confiança em troca é tudo sobre uma relação: a sua com o seu cão e a deles com você.

Assim como uma pessoa pode ser confiável enquanto outra pode não ser, assim também um cão pastor alemão pode ser muito confiável e outro GSD pode não ser tão confiável.

Então o que pode procurar para saber se o seu cão pastor alemão pode ser confiável? Vamos descobrir!

Como saber que se pode confiar em um cão pastor alemão

Embora seja verdade que você e o seu cão são duas espécies diferentes, também é verdade que as pessoas e os cães evoluíram ao longo de dezenas de milhares de anos para viver e trabalhar e partilhar a vida juntos.

O que pode aprender com isto é que a raça de cão pastor alemão (e todas as raças de cães domésticos modernos) são geneticamente predispostos a confiar nas pessoas.

Mas para ganhar essa confiança, você ainda tem que se comportar de maneira confiável. Para um GSD, confiança é o mesmo que consistência.

Por exemplo, se você sempre treinar seu GSD usando reforços e recompensas positivas, seu cão virá para associá-lo com amor e bondade, e encorajamento.

Por outro lado, se você usar punição e dureza e negatividade para tentar treinar seu cão, seu GSD irá associá-lo com raiva e medo, e dor.

De qualquer forma, há confiança – confiança de que você se comportará de uma certa maneira.

Você aprende se o seu cão é de confiança exatamente da mesma maneira.

Lembra-se do vídeo que viu numa secção anterior aqui e de como o dono foi capaz de se afastar do seu jantar e encontrá-lo ainda lá quando voltou? Isto é confiança.

A dona sabia que o cão dela não lhe levaria o jantar. O cão sabia que se ela não comesse o jantar do dono, seria recompensada com amor e gentileza (e provavelmente guloseimas). Portanto, há confiança fluindo em ambas as direções.

Uma experiência simples para descobrir se o seu GSD é de confiança

Uma das melhores maneiras de identificar se o seu GSD está se comportando de maneira confiável é observar o que acontece quando você não está por perto.

Tal como a proprietária do vídeo curto de há pouco, que sabia que a melhor maneira de descobrir se o seu pastor alemão podia ser confiável era partir, você pode conduzir o mesmo tipo de experiência em casa.

Esta é também uma ótima maneira de determinar se ou como seus métodos de treinamento atuais estão funcionando.

Se o seu GSD só se comporta quando você está lá observando, é melhor do que não se comportar de jeito nenhum. Mas não é tão bom como saber que o seu GSD continua a comportar-se quando você não está lá.

Para conduzir esta experiência, você vai precisar de alguma forma de monitorar remotamente o seu pastor alemão. Alternativamente, você precisará ser capaz de ir a um lugar onde o seu GSD não possa segui-lo.

Você e o seu cão devem estar separados para que a experiência funcione.

Você pode seguir os passos abaixo:

1. Interaja com o teu Pastor Alemão como sempre faz.
2. Deixe um item de alto valor de fora – um brinquedo, um petisco, o seu lanche.
3. Dê a ordem que você sempre usa para deixá-lo em paz.
4. Saia de perto da área.
5. Espere alguns minutos.
6. Volte e vê o que aconteceu enquanto estiveste fora.

Como se saiu o seu cachorro Pastor Alemão? Eles passaram no teste de confiança? Ou têm mais trabalho para fazer?

É interessante ler as histórias de outros donos de cães e ouvir como eles sabiam que seus cães podiam finalmente ser confiáveis.

E você notará que muitas vezes cabia ao cão deixar o seu dono saber em termos inequívocos que eles eram de confiança!

O mais importante é que não existem uma única forma correta para estabelecer a confiança entre você e o seu Pastor Alemão.

Alguns proprietários usam caixotes e outros não. Alguns donos usam portões de bebé e outros não.

Outros deixam os seus GSDs dormir na sua cama à noite e outros não. Depende de você qual método você usa, mas tenha certeza de ser consistente.

Lembre-se, no mundo do seu cão, quando você for consistente, você é de confiança.

Quando você se comporta de maneira consistente e confiável em relação ao seu GSD, é muito mais provável que receba em troca o mesmo comportamento consistente e confiável do seu cão.

Como Saber Quando Não se Pode Confiar num Cão Pastor Alemão

Como o Missouri German Shepherd Rescue Charity (MOGS) aponta, também pode haver situações em que esperar confiança do seu GSD é insensato e irrealista.

Aqui, pode haver diferenças baseadas no fato de estar a criar o seu GSD a partir de um cachorro ou a salvar um cão pastor alemão jovem ou adulto.

Seja como for, a primeira coisa a fazer antes de decidir alargar a sua confiança é aprender absolutamente tudo o que puder sobre a raça de cão pastor alemão.

Isto irá ajudá-lo a compreender a programação genética do seu GSD e os seus instintos naturais profundamente incorporados.

Uma vez que você entenda isso, isso o ajudará a evitar situações que podem se transformar em verdadeiros desastres de confiança quebrada.

Como explica a caridade MOGS, os Pastores Alemães foram criados para pastorear e guardar o gado. Isto dá ao GSD um impulso de presa extremamente forte.

A menos que o seu GSD tenha sido socializado desde o nascimento para viver com o gado ou pequenos animais de estimação.

Não é sensato colocar o seu cão nesta situação e esperar que eles se sobreponham aos seus próprios instintos de rebanho – e talvez prejudiquem – estes animais.

Como reagir com adoções

Da mesma forma, se o seu GSD chegar até você como um cão de resgate com um passado incerto ou um histórico de abuso ou negligência, deixar o seu cão em casa sozinho ou em outras situações assustadoras ou comprometedoras provavelmente resultará em quebra de confiança.

Aqui, não é que o seu GSD não queira obedecê-lo e ganhar a sua confiança. É que você ainda não ganhou a confiança do seu cão!

Eles podem ter aprendido com um dono ou situação passada que os humanos não são dignos de confiança.

Por isso tens de mostrar ao teu cão que és diferente. O seu método de treino e a consistência das sessões de treino é a melhor forma de mostrar ao seu pastor alemão que é digno do seu comportamento de confiança.

Quando Pedir Ajuda Profissional

Os Pastores Alemães são muito populares porque podem ser tão amáveis e leais e são grandes cães de guarda.

Mas tantos GSDs são abandonados ou abandonados a cada ano porque as pessoas não entendem a raça ou como treinar adequadamente um GSD.

Não hesite em pedir a ajuda profissional de um treinador de cães ou de um especialista em comportamento canino, especialmente se é a primeira vez que possui e treina um cão pastor alemão.

Dessa forma, com o treino e orientação adequados, pode desfrutar dos melhores traços desta raça de cão muito popular e amada.

Investir esse tempo agora compensa em anos de amor, conexão e confiança compartilhada entre você e seu cão.

Deixe um Comentário:

Your email address will not be published.

Site Footer