O American Kennel Club (AKC) descreve o pastor alemão como corajoso, leal, confiante e firme. Porém, mesmo assim muitas pessoas se perguntam se esse cão é capaz de morder a família. Afinal, um pastor alemão pode morder o próprio dono?
Sim, um Pastor Alemão pode morder o próprio dono, porém, isso tem muito mais a ver com as circunstâncias em que essa mordida acontece do que a fatores genéticos e de raça. Cães geralmente mordem por medo, susto ou porque se sentem ameaçados, se o seu pastor alemão for inundado por algum sentimento desse, pode vir a te morder sim.
O AKC afirma que o pastor alemão é a segunda raça mais popular (entre 195 raças de cães de raça pura) para indivíduos e famílias nas Américas.
Isso também deixa subentendido que o pastor alemão não é conhecido por morder seus donos (afinal, a maioria das pessoas não escolhe um cão de estimação porque ele tem uma probabilidade alta de morder).
Um Pastor Alemão pode morder o próprio dono?
Mas vamos examinar esse problema de forma mais profunda. Os pastores tem maior probabilidade de morder seus donos em alguma ocasião? Se sim, o que pode causar esse tipo de comportamento? Existe alguma coisa que você pode fazer para evitar ser mordido pelo seu pastor alemão? Vamos descobrir agora.
Por que os pastores alemães mordem pessoas?
Não existe uma fonte de dados confiávels no Brasil porém, segundo o Canine Journal, todos os anos cerca de 4,7 milhões de pessoas são mordidas por cães só nos Estados Unidos.
Isso significa que uma pessoa entre 69 é mordida por um cachorro a cada ano, seja esse cachorro seu ou não.
Esse é um número relativamente alto, especialmente considerando quantas pessoas escolhem por compartilhar suas vidas com cães.
Mas, o que realmente faz com que os cães mordam pessoas com tanta frequência?
De acordo com a American Veterinary Medical Association (AVMA), aqui estão as principais razões pelas quais os cães normalmente mordem as pessoas:
- Os cães mordem porque estão com medo;
- Os cães mordem porque se assustam;
- Os cães mordem porque estão protegendo algo importante (como um brinquedo, um petisco ou comida);
- Os cães mordem porque estão doentes ou machucados;
- Os cães mordem porque se sentem ameaçados;
- Os cães mordem porque seus dentes estão crescendo;
- Os cães mordem porque ficam excitados (como em uma brincadeira).
Medo, dor e excitação (sejam positivos ou negativos) são os principais motivos.
Mas o que todas essas razões têm em comum? Todas elas são reações.
Todos os motivos para morder na lista do AVMA ocorrem quando algo acontece e o cão reage mordendo.
Uma coisa que podemos afirmar analisando fatos é que cães não andam por aí mordendo pessoas arbitrariamente. Os cães não andam por aí com a boca aberta, prontos para morder sem motivo. Quando um cachorro morde, existe uma razão por trás disso.
Quando você começa a entender e decodificar quais são essas razões, você é capaz de reduzir drasticamente o risco de ser mordido novamente no futuro por seu cão ou qualquer outro cão.
Morder é apenas uma forma de os cães se comunicarem com os donos
Para as pessoas, morder outra pessoa se torna inaceitável desde a infância. Aprendemos rapidamente que morder os outros é proibido e encontramos outras maneiras de nos comunicar.
Felizmente, também é na infância que começamos a falar e, em vez de morder no jardim de infância, podemos usar palavras.
Mas os cães não podem falar com as pessoas usando linguagem humana. Em vez disso, ao longo da vida, o seu cão pastor alemão terá um vocabulário mais limitado para falar com você.
Seu pastor alemão pode latir, gemer, rosnar, uivar, lamber, pular e morder para se comunicar. O que isso significa que morder não necessariamente é um ato para te machucar. A mordida em alguns momentos acontece para que o seu cão possa falar com você.
O seu trabalho é descobrir o que essa mordida significa. O que o seu pastor alemão quer dizer para você? Quando você consegue decodificar a mensagem por trás da mordida, você já está no caminho para interromper o comportamento de morder para sempre.
A maior razão pela qual a maioria dos Pastores Alemães morde seus proprietários
Você pode ficar surpreso ao saber que o principal motivo pelo qual a maioria dos PAs morde seus proprietários é simplesmente a falta de treinamento.
Este vídeo, feito por um americano treinador profissional de cães, explica muito bem por que um pastor alemão mal treinado ou não treinado pode escolher morder como seu principal meio de comunicação.
Quando o treinador conhece Zeus, o cachorro tem o comportamento de morder todos o tempo todo. Ele pões os pés de uma criança na boca e morde!
Depois de apenas alguns dias trabalhando junto com o adestrador, Zeus praticamente parou de colocar as coisas na boca e está nitidamente mais calmo e confiante. No final do período de treinamento, é como se Zeus tivesse sido substituído por um cão completamente diferente.
O adestrador destaca as principais razões pelas quais Zeus está mordendo todos em sua família humana: Ele está com medo! Ele tem medo do aspirador, do cachorro do treinador, das caixas de papelão, do carro, da lata de lixo – tudo causa uma reação de medo, desencadeia a mordida.
Zeus precisa aprender a diferenciar coisas realmente assustadoras e coisas comuns do dia a dia. Ele também precisa encontrar forma para demonstrar para sua felicidade, além de colocar coisas na boca e morder.
Depois que ele faz isso, a mordida para.
Existe uma chance de que seu pastor alemão te morder sem motivo?
Como este a Deutscher-Schaeferhund aponta, a chance de um pastor alemão morder seu dono “sem motivo” é muito baixa.
No entanto, há uma grande quantidade de estudos que liga abusos e mal tratos sofridos no passado ou na atualidade a comportamentos de morder em pastores alemães e muitas outras raças.
É muito importante deixar isso claro caso você esteja pensando em adotar um pastor alemão, onde você necessariamente não vai conhecer muito sobre a história pregressa desse cão.
Se o cão foi mal tratado, negligenciado ou machucado por alguém, ele pode ser mais propenso a morder até aprender a confiar em você e receber o treinamento certo para parar de morder.
É muito importante pesquisar isso com antecedência se você tiver outros animais de estimação ou crianças pequenas em casa.
Um pastor alemão entediado é um pastor alemão destrutivo
Um pastor alemão que fica entediado pode se tornar destrutivo.
A raça pastor alemão foi originalmente desenvolvida para ter uma ética de trabalho muito forte, alta energia e níveis de atividade incansáveis. Vigiar e pastorear o gado é um trabalho exercido 24 horas por dia, 7 dias por semana e esses cães foram especificamente criados para fazer muito bem esse trabalho.
Mas se tratando de animais de companhia, quando você escolhe um pastor alemão como animal de estimação, seu cão não tem um trabalho diário a fazer. A menos que você esteja preparado para passar muitas horas diariamente brincando e fazendo atividades com seu cão, é provável que seu pastor alemão fique entediado.
Um pastor entediado vai encontrar algo para fazer. Isso pode significar que você pode chegar em casa e encontrar seus tapetes destruídos, suas cortinas no chão ou os pés da sua mesa roídos.
Também pode significar que seu cão comece a morder você para chamar sua atenção e tentar fazer com que você tome alguma atitude sobre o seu tédio. Seu pastor alemão estará mordendo ou colocando a boca em tudo para que você saiba que está ele entediado, frustrado, pronto para brincar ou fazer algum exercício.
Mas se você não entender o que está acontecendo, você pode presumir que seu cão está se tornando agressivo com você.
Como o breve vídeo mais acima no artigo mostra, depois que Zeuss recebeu coisas para fazer, novas habilidades para aprender, muita atenção e atividades humanas, a mordida simplesmente parou.
Os pastores alemães não gostam de ficar sozinhos por longos períodos, mesmo que haja outro cachorro na casa.
Como o vídeo mostrou, Zeus inicialmente estava com medo de outro cachorro. Ele estava ansiosamente esperando pela atenção de sua família humana, não de outro cão.
Como ter certeza de que o seu pastor alemão não vai te morder
Visto que o pastor alemão é uma das raças mais populares do planeta, existe muita gente por aí convivendo com eles sem receber uma mordida sequer.
Você deve esperar que o seu pastor coloque muitas coisas na boca (e até morda um pouco) durante a fase de filhote, quando os dentes do seu cão começam a nascer. Mas isso pode ser bastante aliviado se você estimular brincadeiras com brinquedos e petiscos congelados como Kongs por exemplo.
Ao escolher por tipos certos de adestramento com reforço positivo e ao garantir que seu cão faça exercícios, atividades e brincadeiras suficientes todos os dias, você estará criando um vínculo muito forte de confiança entre vocês.
Quando você cria esse tipo de vínculo íntimo com seu pastor alemão, é altamente improvável que você acabe mordido pelo seu cão de propósito. Voces terão outros métodos eficazes de comunicação, de modo que seu cão nunca precisará usar a boca para falar com você.